Pedro Régis intensifica medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e alerta população sobre importância da prevenção

por Assessoria de Comunicação Publicado em 24/01/2024 às 18:37

Em uma iniciativa voltada para preservar a saúde pública, o Governo Municipal de Pedro Régis está intensificando suas ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, reforçando o alerta à população sobre a importância da prevenção. O aumento de casos registrados na região acendeu o sinal de atenção, levando a Secretaria de Saúde a adotar medidas mais rigorosas para conter a propagação do vírus.

Dentre as ações implementadas, destacam-se a intensificação da fiscalização em locais propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças, como áreas com acúmulo de água parada. Agentes de saúde e de endemias estão percorrendo bairros, orientando os moradores sobre a necessidade de eliminar possíveis criadouros, distribuindo material educativo e sacos de lixo.

A secretária Creuza Oliveira ressaltou a importância da colaboração da população nesse esforço conjunto. "Estamos empenhados em proteger nossa cidade contra as arboviroses, doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. O sucesso dessa empreitada depende também do engajamento de cada cidadão. É fundamental que todos estejam atentos e adotem medidas preventivas em suas residências, contribuindo para um ambiente mais seguro”, destaco.

A ideia da ação realizada nos dias 22, 23 e 24, é disseminar informações sobre os sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya,  formas de transmissão e, principalmente, ações práticas que a comunidade pode tomar para evitar a proliferação do mosquito, pois a prevenção é a arma mais eficaz contra a dengue.

O Governo Municipal de Pedro Régis está está investindo em capacitação de profissionais de saúde e na aquisição de insumos necessários para o combate às arboviroses. Além disso, foi reforçado o atendimento nos postos de saúde, garantindo que casos suspeitos sejam diagnosticados e tratados precocemente.

É importante que a população adote hábitos simples, como manter caixas d'água vedadas, limpar regularmente calhas e não acumular água em recipientes. São medidas que fazem a diferença e ajudam a proteger não apenas a própria família, mas toda a comunidade. A colaboração da população, aliada às ações governamentais, é essencial para frear a propagação da Dengue, Zika e Chikungunya. A SMS reforça o pedido de conscientização e participação de todos nesse esforço coletivo pela saúde da comunidade.